saúde de uma mulher

saúde de uma mulher

Muitas mulheres se preocupam com seu bem estar para ter um bem estar bom elas usam varios recursos para ter uma saúde perfeita.

 

                                         Exames de rotina...

 

Porque Fazer o Autoexame das Mamas

O autoexame das mamas leva apenas alguns minutos e você só precisa fazer uma vez por mês.

No entanto, o Instituto Nacional do Câncer no Brasil recomenda que esse exame não substitua o exame clínico de mama, que deve ser feito anualmente por um médico.


Não tenha medo
Muitas mulheres têm "medo" de fazer o autoexame, mas ele é a melhor e mais fácil maneira de se diagnosticar os tumores de mama nas fases iniciais.

Quando fazer
Se você tem menstruações, faça o exame uma semana após acabar o fluxo. Se você não tem, marque um dia do mês, por exemplo, dia primeiro, e faça o exame sempre nesse dia.

Eu não encontro nada!!!
A finalidade do exame não é "encontrar" alguma coisa, mas acostumá-la a examinar a sua mama. Quanto mais você fizer, mais conhecerá sua mama. Isso permitirá que você encontre uma "mudança" e possa avisar o seu médico.

Porque Fazer o Autoexame das Mamas

 

Como Fazer o Autoexame das Mamas...

Em frente ao espelho:

Primeiro fique em pé em frente ao espelho e examine atentamente suas mamas. Observe as formas, a cor e a textura da pele. Levante os braços devagar, olhando atentamente a imagem no espelho.

Como Fazer o Autoexame das Mamas

Agora coloque a mão na cintura e examine novamente suas mamas.


No chuveiro:

Levante seu braço esquerdo e coloque-o sobre a cabeça. Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda. Use as polpas de seus dedos, e não as pontas ou as unhas. Não faça o movimento de "pegar alguma coisa", mas, sim, de "sentir" a mama. Repita o movimento na outra mama.

 

                        Gravidez... 

 

Durante o tempo de amamentação você pode produzir três tipos de leite:

Colostro

É o primeiro leite na amamentação do bebê. Pode durar até 12 dias, é espesso e possui cor clara ou amarelada. O colostro reforça as defesas do recém-nascido, por conter uma grande quantidade de anticorpos.

Leite de transição

É a transação entre o colostro e o leite maduro, em que a quantidade de calorias do leite aumenta.

Leite maduro

É o leite produzido até o final da amamentação, que contém todos os componentes necessários para o bebê. Em uma mamada, o primeiro terço do leite maduro é chamado de leite anterior. Os outros dois terços são o leite posterior, com mais gordura. É importante que a cada mamada o bebê esvazie pelo menos uma das mamas para ter acesso a todos os nutrientes.

Cuidados com seu bebê...

Mãos e Unhas

As  mãozinhas e as unhas do seu bebê são áreas  que também  precisão  de atenção e limpeza, pois os bebês costumam levar as mãos até a boca com muita frequência.

Confira abaixo algumas dicas para limpeza dessa área:

- A pele do bebê é muito sensível. Quando secar as mãos, atente-se entre os dedos para prevenir rachaduras.
- Mantenha as unhas sempre limpas e curtas.
- As unhas, nos primeiros dias, são moles. Nesse caso, uma lixa pode ser utilizada para mantê-las curtas. Quando endurecerem, recomendamos o uso de tesoura sem ponta.

O corpo da mulher...

Você conhece realmente o seu corpo? Se ainda tem alguma dúvida, conheça aqui mais sobre você mesma.

 

Circunferência do Abdômen

Você sabe quais são os principais indicadores para definir se você está ou não acima do peso? Calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) e se pesar na balança são duas  formas de controle  freqüentemente utilizadas  pelas pessoas que estão preocupadas com o ganho de peso.


Mais recentemente, um  item inusitado está sendo muito utilizado pelos  profissionais da área para esse fim: a fita métrica. Ela é usada para medir a circunferência da cintura de homens e mulheres e, assim, avaliar a quantidade de gordura no abdômen.

A gordura do abdômen sempre foi um indicador de sobrepeso, mas agora ela está ganhando  ainda mais atenção  de médicos especializados, pois  as pesquisas mostraram que ela está diretamente relacionada  às alterações do metabolismo e ao maior risco de doenças cardiovasculares, como por exemplo,  a resistência à insulina, o diabetes, a hipertensão, e o infarto do miocárdio.

A revista médica Circulation realizou uma  estudo científico com 170 mil pessoas para avaliar a freqüência e as conseqüências da obesidade abdominal.  Pelos resultados obtidos, concluiu-se que  o maior perímetro  de cintura está mais relacionado com o aumento de risco de sofrer doenças cardiovasculares, independente do peso ou idade do(a) paciente.

Saiba quando a medida do seu abdômen (cintura) pode ser um risco à sua saúde:

Circunferência abdominal - Medidas de risco
   Risco aumentado  Risco significantemente Aumentado
 HOMENS  Maior ou igual a 94 cm  Maior ou igual a 102 cm
 MULHERES  Maior ou igual 80 cm  Maior ou igual a 88 cm